Recuamos a 1844, às origens do Banco Montepio, e reencontramo-nos com a sustentabilidade, que lhe é intrínseca.
Somos Sustentabilidade por princípio e desde o princípio.
5 de novembro de 2021
Se, para muitos/as, falar de sustentabilidade é uma novidade, uma tendência ou um imperativo dos dias de hoje, para o Banco Montepio é um tema natural e uma preocupação desde o princípio.
A sua criação e existência estão umbilicalmente ligadas ao mutualismo um legado intelectual de ‘ajuda mútua’, solidariedade, e de transformação social. O Banco tem intrinsecamente a missão de uma caixa económica, como instrumento de poupança e de apoio ao setor social.
O propósito está muito para além dos números e da garantia de benefícios individuais para cada cidadão e está vivo como há 178 anos, assente na força de uma instituição histórica, consciente da sua responsabilidade social perante o coletivo.
E é aqui que nos inspiramos nesta predisposição natural para a transformação positiva da sociedade para criar uma linha de comunicação.
Todo o conceito criativo da Linha de Comunicação que lançamos hoje, está alavancado na ideia de que a sustentabilidade e a responsabilidade social estão no ADN do Banco. Sob o mote “Somos Sustentabilidade”, foi criado um Manifesto que enaltece, quadra a quadra, todos os valores da marca Banco Montepio.
Foi criado um Selo para identificar medidas / iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Banco. O Selo é identificado por “Princípio Sustentável” e este nome tem significado triplo: o Banco é sustentável por princípio, desde o princípio e identificará um princípio sustentável.
A imagem central desta Linha de Comunicação é uma impressão digital, remetendo para algo que está na génese do Banco, na pele. Essas linhas da impressão digital são depois prolongadas e replicadas nas pessoas e no planeta.
O ADN é o princípio de tudo,
Define a cor a forma, o movimento, a força.
Define a identidade
Ou seja, as ações do Banco Montepio
São definidas pelo princípio da sustentabilidade.
E este é o seu cunho.