7 de agosto de 2023
O Banco Montepio associou-se à Empresários pela Inclusão Social (EPIS), uma referência nacional no desenvolvimento, incubação e internalização de novas metodologias de promoção do sucesso escolar, da qualidade dos sistemas de ensino e formação, e da empregabilidade e inserção profissionais de jovens em Portugal.
Em 2022, a 12ª edição da iniciativa Bolsas Sociais EPIS contou com o apoio do Banco Montepio na atribuição de seis Bolsas de Estudo a alunos do ensino secundário e superior.
Para esta nova edição, as Bolsas Sociais investidas pela EPIS juntamente com os parceiros sociais, somam um investimento recorde de 423 mil euros, um aumento de 24% face à edição anterior, visando apoiar alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário, apoiar estágios de inserção profissional de jovens com deficiência e premiar boas práticas de promoção da inclusão social de crianças de jovens e de sustentabilidade e cidadania ativa.
As candidaturas encontram-se abertas e abrangem Continente, Madeira e Açores e todas as escolas, instituições e alunos do ensino secundário, regular, profissional e inclusivo, do ensino pós-secundário e superior de licenciaturas e mestrados se podem candidatar.
O regulamento está disponível no site da EPIS e as candidaturas devem ser submetidas, até ao dia 22 de setembro de 2023, em https://forms.gle/e998ifhjF9yzs6Sv6.
Mais informações sobre as Bolsas Sociais EPIS aqui.
O que é a EPIS:
A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, tendo escolhido a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar.
Desde a sua fundação, contou com mais de 645 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em 70 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 37 Autarquias e 571 escolas.
A EPIS é, atualmente, o maior parceiro privado do Ministério da Educação e do Governo Regional dos Açores no combate ao insucesso e abandono escolar.
Para o Diretor-Geral da EPIS, Eng.º Diogo Simões Pereira,
“As Bolsas Sociais EPIS são um excelente exemplo do envolvimento da Sociedade Civil – através de empresas e cidadãos – na qualificação dos jovens de famílias mais carenciadas a estudar em Portugal. Ao longo de 12 anos, atingimos uma dimensão de investimento e de cobertura nacional que nos coloca como um dos principais programas privados de bolsas sociais nacionais. Este ano, com o apoio de 42 parceiros, as Bolsas Sociais EPIS procuram consolidar a aposta na qualificação superior dos jovens – licenciatura e mestrado -, com cerca de 60% das bolsas em atribuição, e aumentam significativamente o investimento na formação e inserção profissional de jovens com necessidades especiais, com cerca de 11% das bolsas de 2023.”
O que é o Programa de Bolsas Sociais EPIS?
O programa Bolsas Sociais EPIS 2023 está organizado em 5 áreas e 17 categorias distintas, que incluem as categorias globais de Bolsas Fundação Galp e Bolsas Jerónimo Martins, cujo objetivo é apoiar, de forma continuada e orientada, alunos de famílias mais desfavorecidas, a completarem o secundário, licenciatura e mestrado.