Identidade

Ave Curiosa, o Pelicano.

Conheça as nossas cores e a nossa identidade que define a mensagem do Banco Montepio.

    Muitos conhecem-no pelo espaço incrível que traz no bico, mas ainda mais impressionante é a dedicação extraordinária com que cuida das suas crias.
    Desde 1844 que essa dedicação nos serve de inspiração. O Pelicano é o símbolo deste banco 100% português e de inspiração mutualista, que sempre cuidou dos portugueses e cresceu com Portugal.

    O pelicano no logotipo nunca nos abandonou, embora tenha sofrido várias mutações ao longo dos anos, tanto gráficas como conceptuais. Por isso, o pelicano foi aparecendo sozinho ou acompanhado pelas suas crias – umas vezes quatro, outras três ou apenas uma - às vezes a alimentá-las, dependendo tudo da mensagem que se queria reforçar em cada momento, dando mais destaque à família ou ao indivíduo.

    A evolução do logótipo mostra bem como a tradição e inovação se fundem para dar corpo à nova marca: em 1840 era o pelicano debruçado sobre as suas crias que acolhia os primeiros associados do Monte Pio dos Funcionários Públicos, e que a partir de 1844 passou a cuidar da mesma forma dos clientes da então Caixa Económica de Lisboa, que passou depois a Caixa Económica Montepio Geral, e agora do Banco Montepio.

    Em 2006, depois de quase 23 anos em que o pelicano apareceu sozinho, o logótipo recuperou uma das crias, e com ela reforçou a emotividade e a ideia de auxílio mútuo, proteção e relacionamento pessoal, espelhadas na assinatura ‘Há valores que duram sempre’. Em 2006, o novo rebranding manteve o pelicano e a sua cria, e foi introduzido o amarelo, que permanece até hoje, embora num tom mais otimista e estimulante. A assinatura da marca evoluiu para ‘Valores que crescem consigo’, a mesma que hoje representa ainda hoje o posicionamento do Banco Montepio.

    Em 2019, a marca Banco Montepio nasceu a pensar no que somos e no futuro que queremos alcançar. Banco Montepio é uma marca de evolução, ancorada numa história com quase dois séculos.
    Esta mudança reflete uma nova visão para o futuro, que encaramos com confiança, ambição e segurança, mas em que o essencial não muda: os valores que sempre nos caracterizaram. A portugalidade, a proximidade, a solidez e confiança permanecem, assim como a razão de ser e a alma do Banco Montepio.

    O património cromático da marca manteve-se, num jogo de cores entre o azul legado, herdado da história do Montepio, que transmite confiança, segurança e determinação, e o novo amarelo otimista, mais estimulante e enérgico, a simbolizar proximidade, inovação e renovação. Também o tipo de letra escolhido – a geométrica fonte Infoma – reflete modernidade e força.

    Estes são os elementos visuais da marca Banco Montepio, a marca do banco português mais antigo, que tem uma base mutualista e solidária, caracterizado pela sua independência e onde a tradição convive de bem perto com a inovação. Um banco que nasceu diferente e faz a diferença na vida das pessoas, das famílias, das empresas e das instituições do setor social.

    ImprimirTamanho da letraA-A+