Com a app APProva, valide todas as operações do seu dia-a-dia, quer sejam compras online com cartão ou transações efetuadas através do Montepio24. De forma a evitar fraudes, receba ainda notificações em tempo real da operação realizada de forma detalhada.
Para a usar e aprovar.
Para começar já a utilizar a app APProva, basta descarregá-la para o seu equipamento e fazer a adesão através da app APProva, de forma a registar o seu perfil.
Descarregar Aplicação
Vá à store do seu equipamento, descarregue gratuitamente a app e siga as instruções. Disponível para Android e iOS.
Identificação
Insira o seu NIF e o seu Nº de telemóvel. Se for utilizador Empresa, insira também o NIPC.
Aceitar Condições
Aceite as Condições do Serviço e certifique os seus dados inserindo o código que lhe é enviado por SMS, para concluir o registo.
A app APProva está preparada para suportar vários dispositivos e utilizadores em simultâneo. Se for cliente particular e empresa, tem de fazer uma adesão, uma como cliente particular e outra como cliente empresa. E se for utilizador em mais do que uma empresa, tem de fazer um registo de perfil para cada uma das empresas.
Disponível para iOS e Android
Descarregue a app gratuitamente e siga as instruções de adesão.
A APProva é importante para a sua segurança porquê?
A adoção de um sistema de Autenticação Forte do Cliente surge da necessidade de garantir a segurança dos dados do seu cartão e protege-lo em relação a fraudes. Esta aplicação permite-lhe validar todas as compras e movimentos online efetuados com o seu cartão. Se tiver dúvidas, o Banco Montepio disponibiliza-lhe exemplos de fraude. A Segurança Online é uma preocupação de todos.
Dúvidas?
Dizemos-lhe tudo o que tem de saber sobre a app APProva.
É o sistema de Autenticação Forte do Utilizador garantido pelo Banco Montepio, que permite a autenticação/ autorização das transações online com cartões do Banco Montepio e no serviço Montepio24, quer para Clientes Particulares, quer para Clientes Empresa.
Pela sua segurança. A 2.ª Diretiva de Serviço de Pagamentos (DSP2) obriga a que as compras online com cartão e transações efetuadas nos canais online sejam realizadas com Autenticação Forte do cliente. Para sua comodidade, decidimos passar a garantir a Autenticação Forte através de uma app.
A Autenticação Forte do cliente permite verificar de forma mais segura e com maior fiabilidade a sua identidade. Para isso, utilizará sempre dois ou mais fatores dos seguintes:
CONHECIMENTO - quando lhe é pedido algo que só o utilizador conhece. Um exemplo simples? Uma palavra passe ou um PIN.
POSSE - quando lhe é pedido algo que só o utilizador tem ou possui, como o seu telemóvel.
INERÊNCIA - quando lhe é pedida a verificação através de algo que é seu apenas, que lhe é inerente, como é o caso da Biometria (impressão digital ou reconhecimento facial).
A sua segurança é a maior vantagem desta App. É um método de autenticação robusto que lhe permite efetuar as compras online com os seus cartões ou autorizar as suas transações do dia a dia através do Serviço Montepio24 com toda a facilidade e simplicidade, mas acima de tudo de modo ainda mais seguro. E é gratuita.
A partir de 27 de maio de 2021, a realização de compras com um cartão do Banco Montepio em lojas online que peçam Autenticação Forte, terá que ser autorizada com a app APProva. A aplicação está já disponível para download, o que quer dizer que pode já descarregá-la, ativá-la e começar a utilizá-la na autorização de compras online.
Em breve, a app APProva é tudo o que vai precisar para autorizar as transações no serviço Montepio24 e para se autenticar, de 90 em 90 dias, quando aceder a este serviço.
Apesar do serviço Montepio24 ter Autenticação Forte desde 14 de setembro de 2019, seguindo as recomendações da DSP2, decidimos robustecer ainda mais os métodos de autenticação e por esse motivo disponibilizaremos uma aplicação que conjuga segurança e comodidade.
Se não receber o SMS com o código de ativação, e não existindo a possibilidade do reenvio do código, deve desinstalar a app e efetuar nova adesão.
Em caso de dificuldade, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Sim, à exceção dos cartões Pré-pagos não personalizados. O que quer dizer que para fazer compras online com cartões de débito, de crédito e pré-pagos personalizados tem obrigatoriamente de ter a App APProva instalada.
É expectável que assim aconteça. No entanto, poderão existir comerciantes que ainda não tenham aderido ao 3D Secure (maioritariamente comerciantes estrangeiros) ou que ainda tenham a adesão a uma versão de 3D Secure inferior. Por este motivo, é possível que as compras online com cartões em algumas lojas possam ser autenticadas com SMS 3D Secure, ainda durante algum tempo.
A app está já disponível para download nas stores Android (Google Play) e iOS (App Store). Só tem de ir à store do seu equipamento e fazer o download gratuito.
No processo de pagamento da compra, é enviada para o seu dispositivo uma notificação para decidir se pretende aprovar ou rejeitar a transação. Basta registar a sua decisão. Posteriormente, na loja online, recebe indicação de que aprovou o pagamento, podendo avançar para a finalização da compra.
A partir do menu inicial da app APProva, aceda a Autorizações » Banco Montepio » Perfil de Utilizador. Nesta opção, consulte “histórico de autorizações” e surgirá a transação pendente de autorização. Continuando, pode decidir prosseguir ou não a transação, através dos botões aprovar ou rejeitar.
Nas definições do seu dispositivo, deve ainda certificar-se que as notificações se encontram ligadas para a app APProva.
A partir do menu inicial da app APProva, aceda Autorizações » Banco Montepio » Perfil de Utilizador. Nesta opção, consulte “histórico de autorizações” e surgirá a transação pendente de autorização. Continuando, pode decidir prosseguir ou não a transação, através dos botões aprovar ou rejeitar.
As transações ficam pendentes de autorização, mas a autorização pode expirar. A partir do menu inicial da app APProva, aceda Autorizações » Banco Montepio » Perfil de Utilizador e consulte o estado das autorizações. Caso a autorização se encontre expirada, deve repetir a transação.
O PIN é a primeira opção para autenticar alterações dentro da app APProva.
Quando se trata de validar transações, a autorização pode requerer qualquer um dos métodos, PIN ou Biometria, ou até ambos, em função das características da transação que se está a autorizar.
Não é possível recuperar o PIN da app APProva. Deve desinstalar e reinstalar a app, configurando-a com um código de recuperação ou partilhando perfis a partir de outro dispositivo.
A partir do menu inicial, entre na opção Definições e Métodos de Autenticação » método PIN, e clique no lápis situado do lado direito para alterar o PIN. Pode efetuar esta alteração inserindo o novo PIN e confirmando-o.
A partir do menu inicial, entre na opção Definições e ative a opção Biométrica. Terá de confirmar a ativação usando o próprio método de autenticação. Para colocar a Biometria como preferencial deverá arrastar a opção para a primeira da lista.
A partir do menu inicial entre na opção Definições e arraste os ícones apresentados do lado esquerdo. Para alterar a prioridade, deve arrastar o método preferencial para a primeira posição da lista.
Quando se trata de validar transações, a autorização pode requerer qualquer um dos métodos, PIN ou Biometria, ou até ambos, em função das características da transação que se está a autorizar.
A app APProva está disponível para dispositivos Android com versões de sistema operativo iguais ou superiores a 4.4 e dispositivos iOS com versões de sistema operativo iguais ou superiores a 11.
Sim, pode, desde que tenha um dispositivo tablet com sistema operativo que permita a instalação da aplicação.
Caso não tenha um dispositivo que permita a instalação da app APProva ou tenha dificuldades na instalação, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Caso não tenha um dispositivo que permita a instalação da app APProva ou tenha dificuldades na instalação, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Manter a versão mais recente do sistema operativo no seu equipamento e manter a versão mais recente da app APProva.
Ter o wi-fi ou dados móveis ligados a uma rede segura para receber as notificações.
Ter as notificações ativas no sistema operativo do seu dispositivo e ter sido dada permissões para a app receber notificações.
Configuração de dados biométricos.
Para uma maior segurança na utilização da app APProva, é essencial a configuração de dados biométricos quer no equipamento, quer no acesso à app. A utilização de dados biométricos permite confirmar que, inequivocamente, é o próprio quem está a autorizar a transação.
Um perfil corresponde ao seu contexto enquanto cliente do Banco Montepio: ou é cliente particular ou é cliente empresa. Se for os dois em simultâneo, terá um perfil para cada contexto. E se for interveniente em mais do que uma empresa, terá um perfil para cada uma.
A app APProva permite ter um número ilimitado de perfis diferentes registados. Contudo, cada perfil apenas pode ser partilhado até um limite de 4 dispositivos em simultâneo. Sempre que quiser, pode remover dispositivos que já não utiliza para adicionar novos dispositivos (dentro do limite de 4 dispositivos ativos por perfil).
Está associada a um dispositivo. No mesmo dispositivo, a app pode conter perfis de várias pessoas ou da mesma pessoa em contextos diferentes. Neste último caso, enquanto cliente particular e enquanto cliente empresa, por exemplo.
É possível adicionar outros perfis, desde que partilhados a partir da app APProva instalada noutro equipamento. Faça a leitura do QR Code gerado pelo segundo equipamento e finalize a partilha do perfil. Assim, ambos os equipamentos passam a ter configurados o mesmo perfil partilhado.
Sim, pode usar a mesma app no mesmo dispositivo, ou até em dispositivos diferentes. Tem é de fazer duas adesões diferentes, uma para cada perfil. Para tal, deverá em cada adesão identificar-se com cada um dos perfis.
Sim, pode usar a mesma app no mesmo dispositivo, ou até em dispositivos diferentes. Tem é de fazer duas adesões diferentes, uma para cada perfil. Para tal, deverá em cada adesão identificar-se com cada um dos perfis.
Depois de concluído o processo de adesão num dos equipamentos, instale a app APProva no segundo equipamento, defina os respetivos métodos de autenticação e escolha a opção “importar perfil”, sendo gerado um QR Code. No primeiro equipamento, aceda ao menu inicial e escolha “gerir perfil”. Selecione o perfil pretendido e clique no botão “partilhar”. Faça a leitura do QR Code gerado pelo segundo equipamento e finalize a partilha do perfil. Assim, ambos os equipamentos passam a ter configurados os mesmos perfis.
Instale a app num segundo equipamento, defina os respetivos métodos de autenticação e escolha a opção “importar perfil”, sendo gerado um QR Code. No primeiro equipamento, aceda ao menu inicial e escolha “gerir perfil”. Selecione o perfil pretendido e clique no botão “partilhar”. Faça a leitura do QR Code gerado pelo segundo equipamento e finalize a partilha do perfil. Assim, ambos os equipamentos têm configurados os mesmos perfis.
Caso não pretenda utilizar mais a aplicação pode desinstalá-la.
O código de recuperação é necessário para recuperar o perfil quando, por exemplo, desinstala a app de um dispositivo.
Pode recuperar os perfis registados na app através do código de recuperação que é introduzido após a configuração inicial da app. O código de recuperação pode ser gerado através do “menu inicial” » “recuperar perfil”, clicando na opção “código de recuperação” e depois “gerar código de recuperação". Depois deverá copiar e guardá-lo em local seguro.
Caso não se recorde do código, contacte-nos para remover o perfil e efetuar uma nova adesão.
Em caso de dificuldade, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Usando um segundo equipamento para transferir os perfis para o dispositivo reconfigurado; Veja o tutorial aqui.
Usando o código de recuperação no dispositivo reconfigurado, de modo a recuperar o perfil; Veja o tutorial aqui.
Se não for possível usar uma das opções anteriores, contacte-nos para remover o dispositivo reconfigurado, antes de fazer uma nova adesão.
Em caso de dificuldade, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Reinstalar a app, configurá-la e selecionar a opção “recuperar perfil”. Para recuperar o perfil é necessário inserir o código de recuperação. Veja o tutorial aqui.
Caso tenha um segundo dispositivo com a app APProva configurada para os mesmos perfis, pode usar a opção de importar perfil, na app reinstalada. Pode ainda usar a opção de “partilhar“ no segundo dispositivo. Veja o tutorial aqui.
Se não for possível usar uma das opções anteriores, contacte-nos para remover o dispositivo reconfigurado antes de fazer uma nova adesão.
Em caso de dificuldade, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Pode recuperar os perfis registados na app através do código de recuperação que é introduzido após a configuração inicial da app. O código de recuperação pode ser gerado através do “menu inicial” » “recuperar perfil”, clicando na opção “código de recuperação” e depois “gerar código de recuperação. Depois deverá copiar e guardá-lo em local seguro.
Em caso de dificuldade, contacte-nos para que seja desassociada a instalação da app nesse dispositivo. Pode depois efetuar uma nova adesão noutro dispositivo. Ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Caso tenha mais do que um dispositivo associado ao(s) mesmo(s) perfil(is), pode através do dispositivo em sua posse remover o dispositivo perdido/roubado, para cada perfil que lhe estava associado.
Todos os perfis que estavam no dispositivo perdido/roubado deixam de estar associados ao mesmo.
Se o dispositivo perdido/roubado for o único onde tem a aplicação configurada, contacte-nos de imediato para que o perfil seja removido. Ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Se for o único dispositivo onde tem a aplicação configurada, pode:
Recuperar os perfis fazendo uma nova instalação da app e, após configurar os métodos de autenticação, através do “menu inicial” escolha a opção “recuperar perfil”, onde deve colocar o seu código de recuperação. Veja o tutorial aqui.
Se não tiver consigo o código de recuperação, deve efetuar uma nova adesão para cada perfil, uma vez que os perfis anteriores terão sido removidos
Caso não seja o único dispositivo onde tem a aplicação configurada, pode:
Importar os perfis fazendo uma nova instalação da app e, após configurar os métodos de autenticação, deve através do “menu inicial” escolher a opção “importar perfil”, sendo gerado um QR Code. Faça a leitura do QR Code gerado pelo segundo equipamento e finalize a partilha do perfil. Assim, ambos os equipamentos passam a ter configurados os mesmos perfis. Veja o tutorial aqui.
Não é possível disponibilizar o código de recuperação quando este é perdido/ esquecido. A única forma de recuperar o perfil é através da “partilha de perfil” num outro dispositivo configurado ou através da remoção dos dispositivos associados aos perfis. Para efetuar esta remoção, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Deve efetuar a partilha de perfil através do dispositivo onde se encontra instalada a app para o novo dispositivo. Depois, deverá remover os perfis e desinstalar a app do dispositivo que vai deixar de utilizar.
Se não for o único dispositivo onde tinha a aplicação configurada e já tiver outro dispositivo associado ao mesmo perfil, poderá usar esse outro dispositivo para remover o dispositivo anterior (que já não tem em sua posse) do perfil.
No menu inicial » “gerir dispositivos”, selecione Banco Montepio e irá apresentar os dispositivos associados ao perfil. Clique no ícone apresentado do lado direito eliminando o dispositivo.
Se for o único dispositivo onde tinha a aplicação configurada, contacte-nos para remover o perfil e efetuar uma adesão para cada um dos perfis no novo dispositivo.
Em caso de dificuldade, ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
O método SMS Code é mais fraco do que a app APProva porque é possível a clonagem de cartões SIM e a receção dos códigos noutro dispositivo que não o seu.
Sim, as apps são independentes e cada uma delas tem o seu próprio nível de proteção, não havendo comunicação entre as duas. A comunicação entre qualquer uma das apps e o Banco Montepio é sempre encriptada, cumprindo todos os standards de segurança.
No entanto, se preferir e caso tenha dois dispositivos, um smartphone e um tablet, por exemplo, tem a possibilidade de utilizar um dispositivo com a app M24 para realizar as transações e outro com a app APProva para as autorizar.
Não recomendamos a utilização da app APProva em tais dispositivos, pois o “desbloqueio” e o “root” podem comprometer a segurança do seu dispositivo. Os dispositivos com “jailbreak” e “root” ou com manipulações de sistema operativo semelhantes são usados sob a responsabilidade exclusiva do utilizador.
Não. A única informação apresentada é o nome do perfil que poderá conter o seu nome reduzido e servirá apenas como identificador.
Dados Biométricos - A app acede aos dados biométricos do dispositivo, como o reconhecimento facial e a impressão digital para autorização de transações;
Câmara - para fazer scan de QR Codes na ativação da app APProva ou na partilha de perfis entre dispositivos diferentes;
Push notifications - para receber as notificações para autorizar transações;
Internet – para comunicar as autorizações;
Geolocalização – para reforçar a segurança das suas autorizações.
Deve contactar-nos de imediato, pois o seu perfil pode estar comprometido.
Pode contactar diretamente o seu balcão (veja aqui o contacto) ou ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).
Para garantir o maior nível de segurança nas autenticações, o dispositivo no qual a app APProva está instalada deve também seguir as boas práticas de segurança:
Utilizar o bloqueio do dispositivo (PIN ou Biometria) - O seu dispositivo deve sempre estar protegido com um PIN ou fator biométrico para prevenir a sua utilização indevida em caso de roubo ou extravio;
Apenas instalar software de stores certificadas - Em Android, apenas obtenha software da Play Store e não de fontes desconhecidas (terceiros). Em iOS, apenas obtenha a app a partir da App Store;
Manter o software atualizado - Versões de sistema operativo e de aplicações devem ser sempre atualizadas para poderem usufruir dos melhoramentos mais recentes.
Adicionalmente, poderá obter mais informações junto do seu balcão, por telefone ou e-mail ( consulte os contactos de cada balcão) ou ligue 21 724 16 24, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).