O Desconto sobre Operações de Estrangeiro é um adiantamento de fundos a um cliente exportador de bens/serviços, por conta de créditos comerciais sobre clientes no estrangeiro.
O Desconto sobre o Estrangeiro consiste numa operação em que a Empresa Exportadora entrega os documentos relacionados com a operação de exportação ao Banco, solicitando a antecipação desse montante.
Modalidades:
Documentos Completos (Desconto Comercial): quando o Banco obtém do cliente toda a documentação original, podendo assim controlar o acesso à mercadoria
Documentos Incompletos (Desconto Financeiro): o adiantamento de fundos poderá ser efetuado com base em cópias dos documentos (entretanto enviados diretamente ao Importador), designando-se por Remessa Direta e não havendo lugar a cobrança.
Montante:
A partir de 1.000 Euros e até ao montante da operação subjacente.
Prazo:
Não pode exceder 1 ano, devendo a operação de desconto ter em conta o vencimento da operação subjacente. No entanto, considerando eventuais atrasos de liquidação no comércio internacional, admite-se a extensão da operação de desconto até 30 dias após o vencimento da operação subjacente.
Vantagens:
- Antecipa receitas de exportação;
- Permite suprimir eventuais necessidades pontuais de tesouraria;
- Permite obter maior segurança e controlo de recebimento de fundos (remessas contra pagamento);
- Permite a obtenção de um título executivo (remessas contra aceite).
As nossas sugestões para si