Projetos de Impacto

O Banco Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa pretendem investir um milhão e 350 mil euros em projetos de inovação social.

Entidades apoiam projetos com impacto na sociedade, estimulando o crescimento, a sustentabilidade e a inovação na economia social.

    Tendo a mesma vontade de assumir um papel ativo no investimento social, o Banco Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) criaram a iniciativa Projetos de Impacto, que visa promover a dinamização do investimento social em projetos de inovação social implementados por entidades privadas ou públicas que representem respostas inovadoras aos desafios da sociedade contemporânea e permitam combater as várias formas de segregação social.

    Esta iniciativa contempla dois instrumentos de financiamento, no âmbito da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social:

     

    Parcerias Para o Impacto (PPI)

    Objetivo: Financiar a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em formato de cofinanciamento com investidores sociais, estimulando a filantropia de impacto e contribuindo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro.

    Títulos de Impacto Social (TIS)

    Objetivo: Financiar, mediante a contratualização de pagamento por resultados, projetos inovadores orientados para a obtenção de resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública, como a proteção social, o emprego, a saúde, a justiça e a educação.

    Quem se candidatou?

    Entidades privadas que integram a área da Economia Social e Associações sem fins lucrativos, com sede em Portugal, e cuja área de intervenção é focada nas áreas da inclusão social, educação, emprego e saúde.

    Quais foram os projetos selecionados?

    Parcerias para o Impacto (PPI)

    As candidaturas decorreram entre os dias 30 de outubro de 2019 e 11 de novembro de 2019, tendo sido escolhidos os seguintes projetos:

    Projeto
    Área de Intervenção
    O mundo é o meu bairro
    Inclusão Social
    Weguide
    Saúde
    55+
    Inclusão Social
    Escola de Música Urbana e Contemporânea
    Inclusão Social
    Criar Oportunidades
    Emprego
    Reabilitação Cognitiva com Robot PEPE
    (Portable Exergames Platform for Elderly)
    Saúde
    Na minha Praceta
    Inclusão Social

    Títulos de Impacto Social (TIS)

    As candidaturas decorreram entre os dias 21 de novembro de 2019 e 06 de janeiro de 2020, tendo sido escolhidos os seguintes projetos:

    Entidade e Projeto
    Área de Intervenção
    Ubbu: "Code 4 all"
    Literacia digital
    ONGD Epic Student – SPOT GAMES:
    "Gamezone - Lisboa"
    Educação

    ImprimirTamanho da letraA-A+