Prémios e Distinções

Veja todos os prémios atribuídos à Marca Banco Montepio e ao Serviço, reconhecido pelos seus clientes.

Conhece os prémios obtidos pelo Banco Montepio?

    A qualidade do serviço prestado e uma atuação transparente, rigorosa e competente têm contribuído para que o Banco Montepio reúna cada vez mais clientes, que dispõem de uma oferta transversal e integrada de produtos e serviços, advogando a favor da marca e contribuindo para a consolidação do seu posicionamento.

    Banco Montepio eleito como Marca n.º 1 na categoria Crédito à Habitação

    Prémio Escolha do Consumidor 2021

    Prémio Escolha do Consumidor

    O Crédito Habitação do Banco Montepio foi eleito escolha do consumidor.

    Este prémio destacou-se pelos bons resultados, obtendo um nível de Satisfação de 81,66% e um nível de Recomendação de 83,06%.

    Em relação aos atributos mais valorizados pelos consumidores em relação aos produtos e serviços, o banco destacou-se maioritariamente em: “Confiança no banco”; “Explicação detalhada de produtos”; “Facilidade na entrega de documentos”;” Prazo de crédito flexível” e “Disponibilidade do Gestor para tratar do processo”, relativamente à concorrência.

    Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

    Metodologia

    A Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação de marcas nº1 em Portugal, e único devidamente certificado com o ISO 9001, liderando todos os índices (notoriedade, credibilidade, isenção e transparência e motivação de compra) junto dos consumidores portugueses (estudo More Março 2021), com 90% de notoriedade.

    A Escolha do Consumidor dá a conhecer as marcas que mais satisfazem o consumidor, ajudando-o a fazer uma compra mais informada. São eleitas marcas líderes dos índices de notoriedade, credibilidade, isenção, transparência e motivação de compra.

    No processo de avaliação deste ano, foram realizadas 259.236 avaliações junto de 936 marcas de sectores diversos.

    Numa primeira fase, os consumidores identificam quais os atributos que mais valorizam na sua relação com as marcas e depois fazem a sua avaliação através de metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros). As marcas premiadas pelos consumidores são as marcas que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos consumidores durante 2021 e que após avaliação atingiram os graus de satisfação mais elevados.

    A marca constitui um dos principais ativos da Instituição e tem sido reconhecida por clientes e demais partes interessadas.

    Superbrands 2020

    Superbrands 2021

    O Banco Montepio volta a receber em 2021, pela 12ª vez, a chancela de Superbrand como «Marca de Excelência». Este prémio reflete aquilo que os clientes, na qualidade de consumidores dos produtos e serviços, pensam sobre o Banco Montepio. Aos 177 anos, o Banco Montepio é a mais antiga instituição financeira em Portugal e uma marca bancária que se mantém fiel à origem e raiz mutualista, ao seu propósito e valores, estando ao lado das famílias, das empresas e das entidades da economia social desde 1844.

     

    Superbrands 2020

    Superbrands 2020

    É a 11.ª vez que o Banco Montepio recebe a chancela de Superbrand, um reconhecimento que reflete a satisfação dos consumidores e que nos coloca uma vez mais entre os melhores do setor. Somos uma marca única, cada vez mais humana, e de confiança, que continua a entregar valor aos seus clientes. É, assim, com orgulho que o Banco Montepio passa a ostentar o selo de excelência ‘Superbrand 2020’.

     

    Superbrands 2019

    Superbrands 2019

    Os consumidores continuam a posicionar o Banco Montepio como marca de excelência e entre os melhores do setor, tendo sido pela 10.ª vez distinguido com o selo Superbrands. No ano em que celebrou 175 anos, renovou a sua imagem e reinventou-se para marcar um tempo de transformação. O Banco Montepio está mais novo do que nunca, cada vez mais simples e digital, sem perder a excelência e o propósito de sempre: fazer a diferença na vida das pessoas.

     

    Superbrands 2018

    Superbrands 2018

    O Banco Montepio conquista o selo Superbrands pela 9ª vez e volta a ser considerado pelos consumidores como uma marca de relevância no mercado. Com mais de 170 anos, é reconhecida pela tradição, familiaridade e proximidade, valores esses que transporta para o seu mealheiro icónico, um símbolo de poupança que marca a história da Instituição e a de muitas gerações de famílias.

     

    Superbrands 2017

    Superbrands 2017

    Pela 8ª vez na sua história, o Banco Montepio foi eleito Superbrand, recebendo o selo que reconhece as marcas de excelência eleitas pelos consumidores. De olhos postos no futuro, a marca tem vindo a traçar um caminho de modernidade e inovação, estando cada vez mais próxima de quem realmente importa: os seus clientes. Na verdade, não há Superbrands sem Super Clientes.

    Estes prémios são da exclusiva responsabilidade da entidade que os atribuiu.

    A Superbrands® é uma organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países, identificando as marcas que, em cada mercado, estão a atuar acima e para lá das concorrentes na sua área de atuação.

    Metodologia
    Na fase um, através de um inquérito direto aos consumidores, realizado pela Netquest – que utiliza o único painel certificado pela norma de qualidade ISO 26326 – estes indicam, em espontâneo, três marcas, para as dimensões: marcas únicas, marcas em que mais confia, marcas com as quais se identifica, marcas que satisfazem as suas necessidades e aspirações e marcas mais conhecidas. Na segunda fase, um painel de conselheiros da Superbrands – composto por especialistas nas áreas do marketing e da comunicação – classifica uma lista de mais de 1 000 marcas com base nos critérios de domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação. Por último, através da ponderação entre a votação do Conselho Superbrands e do painel de consumidores, obtém-se a lista das marcas Superbrands.

    A excelência dos serviços disponibilizados pelo Banco Montepio aos seus clientes tem sido reconhecida.

    Prémio Cinco Estrelas 2016

    Prémio Cinco Estrelas 2016

    O serviço Internet Banking Montepio - Net24 Particulares conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria "Internet Banking" com uma classificação global de 7,96 (máximo de 10), sendo considerado pelos consumidores como muito bom - realmente Cinco Estrelas.

    Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

    O sistema de avaliação “Cinco Estrelas” mede o grau de satisfação dos consumidores em relação a produtos, serviços e marcas, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a sua decisão de compra: satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação.

    Metodologia
    São três as fases de testes: 1.ª focus group e avaliação pelo comité, 2.ª testes de experimentação e 3.ª avaliação massificada. Na fase 1, são identificados os aspetos que os consumidores mais valorizam em cada tipo de produto ou serviço. Na fase 2, realizam-se testes de experimentação, que podem ir desde a prova cega de produtos, até a inquéritos de satisfação junto de clientes da marca, para se obter a avaliação referente à relação preço-qualidade e à intenção de compra ou recomendação. Na última fase, realiza-se um estudo de mercado nacional, junto de uma amostra representativa da população portuguesa, onde se obtêm as classificações relativas à confiança na marca e à inovação. A marca vencedora alcança a classificação global mais elevada da sua categoria, para além de obter a classificação mínima exigida (7 em 10, numa escala de 1 a 10).

    Banco Montepio, um Banco Sustentável reconhecido pelas melhores práticas

    Prémio Fleet

    Prémio FLEET 2021

    O Banco Montepio e a Associação Mutualista receberam em 2021, o prémio Frota Verde do ano atribuído pela Fleet Magazine. Esta categoria distingue o projeto empresarial no sentido de melhorar a eficiência energética da sua frota automóvel. Este reconhecimento acontece na sequência de o Grupo Montepio ter iniciado, em 2019, um processo de substituição do parque automóvel a combustíveis fósseis, das várias empresas, por uma frota verde, posicionando-se como o primeiro grupo financeiro português a fazer a descarbonização.

    Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

    Metodologia

    O prémio Frota Verde elege a empresa ou grupo de empresas que melhor resultados atingiu em termos de melhoria de eficiência energética das suas viaturas.

    A decisão da atribuição deste Prémio é da exclusiva responsabilidade da ADENE, Agência para a Energia, entidade certificadora MOVE+, que valida a frota vencedora ao prémio entre as empresas concorrentes. Utiliza a metodologia MOVE+ para avaliar e certificar o trabalho das frotas concorrentes ao troféu. Ao vencedor é entregue o certificado MOVE+, com a classificação do nível energético da frota de ligeiros do grupo Montepio.

    Prémio APEE

    Menção Honrosa APEE

    A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial distinguiu o Banco Montepio atribuindo uma menção honrosa na categoria “Comunidade”, reconhecendo a implementação de políticas e modelos de boa governação durante o ano de 2021, que criam valor para os seus stakeholders e que contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável.

    Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

    O que é a APEE?

    A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, APEE, fundada em novembro de 2002 por um grupo de Profissionais e Empresários, tem como objetivo promover o desenvolvimento da ética nas organizações, com plena integração nas suas práticas de gestão e, consequentemente, no seu meio envolvente.

    O Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade distingue a implementação de projetos que criam valor para as partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, através de dois eixos: a responsabilidade social e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

    Na criatividade, o Banco Montepio é também um vencedor

    A campanha de crédito à habitação do Banco Montepio conquistou três distinções na última edição de 2020 dos Prémios Lusófonos da Criatividade.

    Prémios Lusófonos da Criatividade

    Os galardões foram recebidos nas categorias:

    • TV e Cinema – rubricas "Filme para TV" e "Campanha"
    • Digital - "Filme para Web"

    Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.

    Os Prémios Lusófonos da Criatividade são um festival internacional de criatividade sediado em Portugal e o único dedicado a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

    Ao contrário dos outros festivais, este decorre ao longo de todo o ano, repartindo-se por três edições quadrimestrais, para assim garantir a avaliação contínua do trabalho das agências e profissionais de todo o setor.

    ImprimirTamanho da letraA-A+