Com o Collar pode fixar a taxa de juro mínima e máxima de uma operação financeira, combinando um CAP e um Floor. E assim não se preocupa com as variações da taxa de juro.
Fixar uma taxa de juro máxima e mínima numa operação financeira.
Consiste num contrato financeiro que combina a compra (venda) de um CAP e a venda (compra) de um FLOOR, permitindo garantir uma taxa máxima e mínima para a operação financeira subjacente.
A compra de uma das opções é parcial ou totalmente financiada pela venda da outra (zero cost collar).
Prazo Máximo: 5 anos
Montante Mínimo: 500.000 EUR
Indexantes: Euribor 1M, 3M, 6M, 12M e Libor USD 1M, 3M, 6M, 12M
Operações: Empréstimos de Médio/Longo Prazo (empréstimos bancários, empréstimos obrigacionistas, emissões de papel comercial e outros empréstimos, mediante análise pontual) e Aplicações Financeiras de Médio/Longo Prazo.
Uma empresa tem um financiamento a 2 anos indexado a uma taxa variável (Euribor a 3 meses), no valor de 1 milhão de euros.
Pretende garantir uma taxa máxima de 5,00%, e ao mesmo tempo reduzir o valor do prémio a pagar inicialmente, estando disposta a abdicar da descida da Euribor abaixo de 3,75%.
Contrata com o Banco Montepio um Collar de taxa de juro com uma floor rate de 3,75% e um cap rate de 5%.
A Euribor de referência à data da operação é de 4,5%.
A empresa garante um custo do financiamento indexado à taxa Euribor num intervalo entre 3,75% e 5%, através do pagamento de um prémio inicial muito reduzido.
1º e 2º Trimestres: Pagará 3,75% apesar da Euribor 3 M estar abaixo desse valor não beneficiando da descida da Euribor.
Após o 3º Trimestre: Pagará 5% apesar da Euribor ser superior.
As nossas sugestões para si