Saiba mais para se proteger melhor.
O Banco Montepio solicita que salvaguarde sempre os seus dados pessoais na realização de operações, não os fornecendo e seguindo as recomendações abaixo.
Os e-mails e as SMSs de phishing recorrem a mensagens falsificadas com referências ao Banco Montepio, contendo essas mensagens links fraudulentos passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes. Assim, e sob o falso pretexto de ser necessária uma verificação de acesso, os destinatários destas mensagens são induzidos a partilhar incautamente os códigos recebidos por SMS.
O Banco Montepio nunca envia mensagens de texto / SMS com links e também nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS. São códigos de autenticação única, que nunca devem ser partilhados, em nenhuma circunstância, com terceiros.
O utilizador é encaminhado para um site fictício com um domínio fictício, que replica o site Banco Montepio, onde é simulado o processo de login, através do preenchimento do Utilizador e PIN e sob o pretexto de iniciar um processo de Atualização de Dados Pessoais fictício, o utilizador é convidado a preencher o seu NIF pessoal e o número de telemóvel.
Verifique sempre a barra de endereços e certifique-se que está em ambiente seguro HTTPS, com certificado “Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A. [PT]” e no domínio bancomontepio.pt e em nenhuma circunstância partilhe os códigos remetidos por SMS com terceiros, por telefone ou outros meios.
Nos exemplos apresentados, não é isso que acontece, tratando-se claramente de fraude.
Os ecrãs fictícios pretendem simular o acesso ao serviço Montepio24 e atualização de Dados Pessoais online, tratando-se de uma fraude, um vez que o Banco Montepio nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS, nunca solicita o upload ou envio de screenshots de mensagens com códigos remetidos por SMS, não envia links para validação de operações e nem cobra qualquer valor .
Conheça os principais procedimentos de segurança adotados pelo Banco Montepio:
- Nunca solicita a introdução conjunta do Número de Telemóvel, Número de Contribuinte, Número do Cartão de Cidadão, Data de Nascimento e Código PIN;
- Nunca solicita as coordenadas do Cartão Matriz porque este foi descontinuado e as coordenadas não voltarão a ser solicitadas;
- Nunca solicita dados relacionados com o seu Cartão de Crédito (Nº de Cartão, Nome, Data e CVC/CVV);
- Nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS. São códigos de autenticação de utilização única, que nunca devem ser partilhados, em nenhuma circunstância, com terceiros;
- Em situações de revogação dos Códigos de Acesso, a reativação do Serviço deverá ser sempre efetuada junto do Phone24 (+351 217 241 624) ou por iniciativa do cliente através do site do Banco Montepio;
- Nunca envia mensagens automáticas (por contacto telefónico, e-mails ou SMS) aos seus Clientes solicitando dados de segurança ou informação confidencial.
Agradecemos o seu alerta face a qualquer situação que considere anómala, para o Serviço Montepio24 – Phone24, através do número (+351) 217 241 624, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).