Alerta de Segurança

Saiba mais para se proteger melhor.

Consulte o nosso último alerta de segurança.

     

    O Banco Montepio solicita que salvaguarde sempre os seus dados pessoais na realização de operações, não os fornecendo e seguindo as recomendações abaixo.

    Os e-mails e as SMSs de phishing recorrem a mensagens falsificadas com referências ao Banco Montepio, contendo essas mensagens links fraudulentos passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes. Assim, e sob o falso pretexto de ser necessária uma verificação de acesso, os destinatários destas mensagens são induzidos a partilhar incautamente os códigos recebidos por SMS.

    O Banco Montepio nunca envia mensagens de texto / SMS com links e também nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS. São códigos de autenticação única, que nunca devem ser partilhados, em nenhuma circunstância, com terceiros.

    O utilizador é encaminhado para um site fictício com um domínio fictício, que replica o site Banco Montepio, onde é simulado o processo de login, através do preenchimento do Utilizador e PIN e sob o pretexto de iniciar um processo de Atualização de Dados Pessoais fictício, o utilizador é convidado a preencher o seu NIF pessoal e o número de telemóvel.

    Verifique sempre a barra de endereços e certifique-se que está em ambiente seguro HTTPS, com certificado “Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A. [PT]” e no domínio bancomontepio.pt e em nenhuma circunstância partilhe os códigos remetidos por SMS com terceiros, por telefone ou outros meios.

    Nos exemplos apresentados, não é isso que acontece, tratando-se claramente de fraude.

    Alerta de Segurança - Exemplo
    Alerta de Segurança - Exemplo

    Os ecrãs fictícios pretendem simular o acesso ao serviço Montepio24 e atualização de Dados Pessoais online, tratando-se de uma fraude, um vez que o Banco Montepio nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS, nunca solicita o upload ou envio de screenshots de mensagens com códigos remetidos por SMS, não envia links para validação de operações e nem cobra qualquer valor.

    Conheça os principais procedimentos de segurança adotados pelo Banco Montepio:

    - Nunca solicita a introdução conjunta do Número de Telemóvel, Número de Contribuinte, Número do Cartão de Cidadão, Data de Nascimento e Código PIN;

    - Nunca solicita as coordenadas do Cartão Matriz porque este foi descontinuado e as coordenadas não voltarão a ser solicitadas;

    - Nunca solicita dados relacionados com o seu Cartão de Crédito (Nº de Cartão, Nome, Data e CVC/CVV);

    - Nunca solicita por telefone ou outros meios, os códigos remetidos por SMS. São códigos de autenticação de utilização única, que nunca devem ser partilhados, em nenhuma circunstância, com terceiros;

    - Em situações de revogação dos Códigos de Acesso, a reativação do Serviço deverá ser sempre efetuada junto do Phone24 (+351 217 241 624) ou por iniciativa do cliente através do site do Banco Montepio;

    - Nunca envia mensagens automáticas (por contacto telefónico, e-mails ou SMS) aos seus Clientes solicitando dados de segurança ou informação confidencial.

    Agradecemos o seu alerta face a qualquer situação que considere anómala, para o Serviço Montepio24 – Phone24, através do número (+351) 217 241 624, custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa nacional (atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00).

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