Transferências a Crédito SEPA+

A SEPA (Single Euro Payments Area) é a Área Única de Pagamentos em Euros onde é possível efetuar e receber pagamentos internacionais em Euros com comodidade e rapidez.

Realize as suas transferências a crédito SEPA+ em Euros com toda a comodidade e rapidez.

    Quais os objetivos do SEPA?

    Contribuir para uma maior integração europeia através de um mercado de pagamentos de retalho da área do Euro competitivo e inovador, capaz de gerar níveis de serviços mais elevados, produtos mais eficientes e alternativas menos onerosas, para a realização de pagamentos internacionais.

    Com o SEPA todos os pagamentos de retalho em Euros são «domésticos», deixando de existir qualquer diferenciação entre pagamentos internacionais e nacionais, dentro da área do Euro.

    Qual a área geográfica do SEPA?

    1Qual a área geográfica da SEPA (Single Euro Payments Area)?

    A SEPA abrange 35 países: 27 da União Europeia e respetivos territórios ultramarinos, 3 países do Espaço Económico Europeu (EEE) e ainda a Suíça, o Mónaco, San Marino, Andorra e Cidade do Vaticano:
    União Europeia – 27: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.
    Territórios ultramarinos: Gibraltar, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Reunião, São Bartolomeu, São Martinho, São Pedro e Miquelon.
    EEE: Islândia, Liechtenstein, Noruega.
    Suíça, Mónaco, San Marino, Andorra e Cidade do Vaticano.

    Quais são as principais vantagens para os Clientes Particulares?

    Qualquer pessoa que viaje no espaço SEPA pode fazer levantamentos em numerário ou pagar compras e serviços com o seu Cartão de Débito nacional, sem ter de usar Cartões de Crédito ou câmbios de moeda. Esta implementação permite aos Consumidores Europeus usar todo o tipo de cartões bancários, com a mesma facilidade que no seu país de origem.

    As transferências a crédito SEPA+ são concretizadas em três dias e os clientes podem usar uma só conta bancária para todos os pagamentos. Assim, é disponibilizado um sistema de pagamentos interbancário, com regras comuns para a realização de transferências a crédito SEPA+ em Euros, sem limites para o valor do pagamento, com prazo máximo de liquidação de 3 dias úteis, onde o BIC e o IBAN são os identificadores das contas.

    O BIC (Bank Identifier Code) é o código de identificação do Banco e o IBAN (International Bank Account Number) identifica o número de Conta à Ordem de um Cliente.Em ambos os casos, a criação do SEPA caminha para a simplificação e harmonização dos pagamentos através do cartão bancário e transferências bancárias dentro da zona Euro.

    Tendo iniciado em 2009, foi disponibilizado um sistema de débitos diretos, contemplando pagamentos em euros, tanto recorrentes como pontuais. O prazo máximo de liquidação é de 5 dias úteis para o primeiro pagamento e de 2 dias úteis para os pagamentos recorrentes seguintes. Com o SEPA, é possível realizar Operações de Débitos Diretos, em que o Débito ocorra num país diferente do Crédito, dentro do Espaço SEPA.

    O IBAN é obrigatório nas transferências a crédito SEPA+?

    Sim, o IBAN (International Bank Account Number) é um elemento indispensável para a concretização das transferências a crédito SEPA+.

    ImprimirTamanho da letraA-A+