Cap e Floor

Com o Cap pode fixar a taxa de juro do financiamento para um valor máximo e com o Floor garanta um valor mínimo para a taxa de juro da aplicação financeira. Assim fique descansado.

Fixação de taxa de juro num financiamento ou numa aplicação, com segurança.

    CAP

    Objetivo: Fixação de taxa de juro máxima num financiamento.

    Consiste num contrato financeiro em que a empresa paga um prémio inicial para garantir a taxa máxima a pagar num financiamento.

    Em rigor, consiste na compra de uma carteira de calls europeias (caplets) sobre taxas de juro forward, com um preço de exercício igual à cap rate, para cada data de pagamento de juros. Estas calls dão ao seu detentor o direito de receber o diferencial entre a taxa de mercado e a taxa de juro fixada previamente (cap), caso a taxa de mercado se situe acima da taxa Cap.

     

    Características:

    Prazo Máximo: 10 anos
    - Montante Mínimo: 100.000 EUR

    Indexantes: Euribor 1M, 3M, 6M, 12M e Libor USD 1M, 3M, 6M, 12M

    Operações: Empréstimos de Médio/Longo Prazo (empréstimos bancários, empréstimos obrigacionistas, emissões de papel comercial e outros empréstimos, mediante análise pontual).

    Exemplo (Financiamento):

    Uma empresa tem um financiamento indexado a uma taxa variável (Euribor a 3 meses), no valor de 1 milhão de euros.
    Pretende limitar o valor máximo a pagar no empréstimo sem perder a oportunidade de beneficiar com a descida da Euribor.

    Decide comprar ao Banco Montepio um Cap de taxa de juro com preço de exercício de 4,5% (cap rate), com pagamento dos juros em trimestralidades, pelo prazo de 2 anos, mediante o pagamento de um prémio.

    A Euribor de referência à data da operação é de 4,2%.

    Primeiros 5 Trimestres:
    A Euribor é inferior a 4,5%, a empresa não paga nem recebe qualquer valor no âmbito do Cap. 6º, 7º e 8º Trimestres: A empresa recebe do Banco Montepio a diferença dos cash flows, garantindo uma taxa Euribor máxima de 4,5%.

    FLOOR

    Objetivo: Fixação de taxa de juro mínima numa aplicação.

    Consiste num contrato financeiro em que a empresa paga um prémio inicial para garantir a taxa mínima a receber numa aplicação.

    Em rigor, consiste na compra de uma carteira de puts europeias (floorets) sobre taxas de juro forward, com um preço de exercício igual à floor rate, para cada data de pagamento de juros. Estas puts dão ao seu detentor o direito de receber o diferencial entre a taxa de juro fixada previamente (floor) e uma taxa de mercado, caso a taxa de mercado se situe abaixo do floor. Características:

    Prazo Máximo: 10 anos

    Montante Mínimo: 100.000 EUR

    Indexantes: Euribor 1M, 3M, 6M, 12M e Libor USD 1M, 3M, 6M, 12M

    Operações: Aplicações Financeiras de Médio/Longo Prazo

    Exemplo (Financiamento):

    Uma empresa tem uma aplicação indexada a uma taxa variável (Euribor a 6 meses), no valor de 1 milhão de euros.

    Pretende fixar o valor mínimo da Euribor em 3,75%, sem abdicar da possibilidade de obter uma taxa superior, caso a Euribor suba.

    Decide comprar ao Banco Montepio um floor de taxa de juro com preço de exercício de 3,75% (floor rate), pagamentos semestrais e vencimento dentro de 2 anos, mediante o pagamento de um prémio. A Euribor de referência à data da operação é de 4,40%.

    Primeiros 3 Semestres: Não são feitos pagamentos ou recebimentos, porém, é obtida uma taxa superior a 3,75%, na aplicação.

    4º Semestre: O Banco Montepio paga, no âmbito do floor, a diferença dos cash flows entre 3,75% e a Euribor 6meses, garantindo uma taxa mínima de 3,75%, na aplicação.

    ImprimirTamanho da letraA-A+