Notícias

Banco Montepio promove internacionalização da indústria de moldes

 

O Banco Montepio disponibiliza duas linhas de seguro que visam apoiar o crescimento e internacionalização para países fora da União Europeia das empresas do setor dos moldes. Trata-se da Linha de Seguro de Créditos com a Garantia do Estado e a Linha de Seguro Caução com a Garantia do Estado, que pretendem apoiar as empresas ao mesmo tempo que estimulam a economia. Ambas resultam de protocolos celebrados com a COSEC e cada uma tem um montante global disponível de 100 milhões de euros.

A Linha de Seguro de Créditos permite às empresas diversificar os mercados de destino das suas exportações em países de risco mais significativo e fora da União Europeia. Esta Linha dirige-se às PME e MIDCAP da indústria dos moldes, mas também aos setores metalúrgico e metalomecânico, desde que as empresas se localizem em Portugal, e tenham uma incorporação nacional relevante. A esta linha de financiamento podem candidatar-se também as sociedades comerciais de direito português, admitindo-se as filiais de empresas estrangeiras estabelecidas em território português, contribuindo assim para a criação de valor acrescentado para a economia portuguesa.

Já a Linha de Seguro Caução tem por objetivo apoiar a participação em concursos internacionais de fornecimento ou de prestação de serviços, dando garantias de cumprimento das suas obrigações contratuais, o que permite às empresas exportadores diversificarem os mercados de destino dos seus produtos. Podem candidatar-se a esta linha as empresas portuguesas ou as suas filiais ou sucursais no estrangeiro, desde que os seus produtos ou serviços tenham uma incorporação nacional significativa, superior a 30%, ou provem contribuir para a criação de valor acrescentado para a economia portuguesa.

Além do acesso ao financiamento bancário, estas duas Linhas de Seguro oferecem múltiplas vantagens às empresas exportadoras, todas a cargo da COSEC: estudo da operação e situação económico-financeira dos importadores e respetivos países, apoio técnico na elaboração dos contratos internacionais, partilha do risco de crédito e acompanhamento para prevenção de eventuais incumprimentos, e indeminização dos prejuízos causados pelo não pagamento dos créditos.

 

Faça o Download (PDF)
ImprimirTamanho da letraA-A+