Notícias

Fecho de mercados | 08 de dezembro de 2022

As bolsas europeias encerraram a sessão em terreno negativo, com exceção da bolsa alemã que valorizou ligeiramente.. Em Portugal a bolsa desvalorizou pela terceira sessão consecutiva, registando a mais longa série de perdas desde outubro. As bolsas americanas seguem a negociar com tendência positiva. As taxas das dívidas soberanas subiram nos dois lados do Atlântico, com principal incidência nos prazos intermédios, Nas matérias primas o petróleo segue a desvalorizar depois de ter valorizado cerca de 5% no decorrer da sessão.

Bancos que financiaram Musk querem garantias da Tesla para aliviar dívida do Twitter. A estratégia tem como objetivo substituir o crédito de três mil milhões de dólares, com um juro de 11,75% financiado pelo grupo de bancos para a compra da rede social. O empréstimo deve ter como colateral ações da Tesla. (Negócios)

A Exxon expandiu seu programa de recompra de ações para $50bn até 2024, em comparação com o plano anterior que previa investir $30bn até 2023. (Bloomberg)

Na conferência anual do European Systemic Risk Board (ESRB), a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que os bancos "devem estar vigilantes sobre os riscos de crédito e permanecer vigilantes para possíveis erros nos seus modelos internos à medida que o ambiente de risco evolui". (Bloomberg e Jornal Económico)

China pede às seguradoras para comprarem dívida abandonada por investidores de retalho. Os protestos do mês passado geraram uma onda de resgates nos produtos financeiros associados a dívida chinesa. Os reguladores já tinham pedido à banca para reportar os níveis de liquidez e apontam agora ao setor segurador. (Negócios);

EDP conclui venda de hidroelétrica no Brasil. A EDP já não é dona da central hidroelétrica de Mascarenhas, no Brasil. A venda, que tinha sido anunciada no final de agosto deste ano, ficou agora concluída, segundo anunciou a energética em comunicado à CMVM. A transação foi concluída em linha com os termos e condições já conhecidos. Ou seja, no valor total de 1.225 milhões brasileiros, tendo recebido 800 milhões de reais deduzidos dos dividendos antecipados e ajustes de caixa resultando no valor líquido de 708 milhões de reais (equivalente a 129 milhões de euros). ´(Negócios)

Acompanhe os principais títulos e índices dos principais mercados em montepio.pt/mercados .

ImprimirTamanho da letraA-A+