API’s Open Banking

Nesta página encontra-se reunida informação sobre as API’s (Application Programming Interface) disponibilizadas pelo Banco Montepio no âmbito das suas iniciativas de Open Banking.

    Esta página é destinada a software developers interessados em fazer uso das API's disponibilizadas pelo Banco Montepio para integração das mesmas com as aplicações ou serviços das entidades que representam.

    Atualmente encontram-se já disponíveis em ambiente Sandbox, via SIBS API Market, três API’s do Banco Montepio distintas:

     

    API's Open Banking

    Serviço de Informação sobre Contas

    Permite que qualquer cliente (particular ou empresa), possa autorizar determinado prestador de serviços de pagamento, mediante o seu consentimento, a aceder a informação relativa à sua conta (ou contas) junto de outros prestadores de serviços de pagamentos

    API's Open Banking

    Serviço de Iniciação de Pagamentos

    Permite ao cliente iniciar pagamentos em sites ou apps de terceiros a partir de contas que tenha no Banco Montepio. Tudo isto numa experiência aproximada à dos canais online Montepio24 e utilizando os mesmos padrões de segurança, nomeadamente credenciais e métodos de confirmação de operações.

    API's Open Banking

    Confirmação da Disponibilidade de Fundos

    Confirma em tempo real com o banco se a conta de pagamento escolhida pelo cliente tem o valor necessário para determinada operação.

     

    Testes end-to-end e Produção

    As API's acima mencionadas também já estão disponíveis para testes end-to-end e em produção, sendo que o acesso às mesmas está condicionado a que:

    A) A entidade que representa esteja certificada como prestador de serviços de pagamentos e tenha um certificado eIDAS válido.

    B) Efetue o registo no site SIBS API Market.

     

    O que é a Diretiva de Serviços de Pagamento 2 (DSP2)?

    A DSP2 é uma diretiva europeia que tem por objetivo contribuir para a criação de um mercado único de serviços de pagamento na Europa mais integrado, transparente, seguro, eficiente e inovador, no qual os bancos, com o consentimento dos seus Clientes, irão permitir o acesso à informação financeira dos Clientes e à iniciação de pagamentos por parte de entidades terceiras, os Prestadores de Serviços de Pagamentos utilizando para o efeito interfaces dedicadas, API (Application Programming Interface). A transposição desta diretiva para a ordem jurídica nacional foi feita através do Decreto-Lei n.º 91/2018, de 12 de novembro.

     

    SIBS API Market

     

    Neste contexto a SIBS, em conjunto com os Bancos desenvolveu a SIBS API MARKET, uma plataforma aberta que disponibiliza um interface para prestadores de serviços de pagamentos (API) de acordo com as diretrizes PSD2 e segundo os standards do Berlin Group.

    Nesta plataforma é possível aceder a documentação funcional e técnica e escolher as APIs que melhor se adaptam às necessidades de negócio dos Prestadores de Serviços de Pagamentos.

    Brochura SIBS

    ImprimirTamanho da letraA-A+

    Solicite o nosso contacto

    * Campo de preenchimento obrigatório

    Ao submeter este formulário, reconheço que o Banco Montepio, enquanto Responsável pelo Tratamento, irá utilizar os meus dados pessoais de acordo com as opções expressas no mesmo e nos termos da Política de Privacidade.