Banco Montepio premiado pelo "Reconhecimento de boas práticas em responsabilidade social e sustentabilidade".
Este prémio é da exclusiva responsabilidade da entidade que o atribuiu.
22 de dezembro de 2021
A prática “Apoio ao Empreendedorismo e Investimento Social” deram lugar a uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial recebida pela mão de Nuno Mota Pinto, pelo nosso apoio a três projetos, o “Banco Montepio Acredita Portugal", o “Projeto Família” e o “Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida”.
No âmbito dos apoios sociais, dos programas do Instituto da Segurança Social e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Banco Montepio, como sempre, está ao lado das Instituições da Economia Social e Solidária a ajudá-las a ir mais além.
No decorrer do ano de 2021, destacam-se as seguintes iniciativas:
- Bolsas Sociais EPIS (Empresários para a Inclusão Social);
- Banco Montepio Acredita Portugal;
- Investimento do Banco Montepio ao Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida;
- Junior Achievement Portugal (JAP).
- No âmbito da sustentabilidade ambiental, o Banco Montepio mantém a campanha de crédito hipotecário com benefícios para habitações com certificado energético A ou A+ e o apoio ao PRR para aquisição de viaturas 100% elétricas, dirigido às Entidades da Economia Social e Solidária.
Enquanto Banco da Economia Social e Solidária em Portugal, o Banco Montepio estabelece e mantém, globalmente, relações de parceria com as Entidades deste setor.
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial, APEE, fundada em novembro de 2002 por um grupo de Profissionais e Empresários, tem como objetivo promover o desenvolvimento da ética nas organizações, com plena integração nas suas práticas de gestão e, consequentemente, no seu meio envolvente.
O Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade distingue a implementação de projetos que criam valor para as partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, através de dois eixos: a responsabilidade social e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Trata-se do maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial, promovido pela Acredita Portugal, uma organização sem fins lucrativos. Ao longo dos últimos cinco anos de parceria, o Banco Montepio participou ativamente nas várias dinâmicas organizadas pela Associação Acredita Portugal;
O Projeto Família®, é um programa de apoio às Famílias com crianças e jovens em risco com vista à preservação familiar. Com o apoio do Banco Montepio e da Fundação Calouste Gulbenkian, financiadores do projeto gerido pela MAZE (empresa na área do investimento de impacto que acelera e investe em soluções que resolvem problemas sociais e ambientais), e implementado pelo Movimento de Defesa da Vida, 180 crianças e jovens do Porto e Vila Nova de Gaia em risco de serem institucionalizadas foram acompanhadas entre julho de 2017 e outubro de 2020. Os resultados do projeto foram apresentados em junho de 2021, com um sucesso em 91% dos casos acompanhados, o que significa que 163 das 180 crianças e jovens em risco permaneceram em seio familiar, mais 55 crianças do que o inicialmente acordado com os investidores, ao abrigo do TIS (Título de Impacto Social);
O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, localizado em Évora, contou com o investimento total de 15.000,00€ do Banco Montepio entre os anos 2018 a 2020. Este projeto é um polo de apoio a empreendedores e outros atores regionais que pretende testar, desenvolver ou consolidar projetos e iniciativas inovadoras com modelos de negócio sustentáveis com potencial de escalabilidade, focados no impacto social e que contribuam para solucionar os problemas sociais dos territórios de baixa densidade.
A Cerimónia de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2021 da APEE ocorreu dia 14 de dezembro de 2021 às 16h.