Há 179 anos a fazer história.

Banco Montepio, a marca do banco português mais antigo, que tem uma base mutualista e solidária, caracterizado pela sua independência e onde a tradição convive de bem perto com a inovação. Um banco que nasceu diferente e faz a diferença na vida das pessoas, das famílias, das empresas e das instituições do setor social.

Banco Montepio

1840 e 1844

Anos da fundação.
Foi durante o reinado de D.Maria II que, através de um anúncio de jornal, no dia 19 de março de 1840, os empregados do estado foram convidados a formar um novo Montepio. 4 anos depois, a 3 de janeiro, é publico o decreto que aprova os novos estatutos. O Montepio passa a chamar-se Montepio Geral e, a 24 de março de 1844 abre a sua caixa económica, com 38 depositantes.
Banco Montepio

1910

A queda da monarquia.
A 5 de outubro de 1910 é proclamada a República e Teófilo Braga é nomeado presidente da república temporariamente. Ao mesmo tempo, o Montepio mostrava-se de boa saúde. É nesta altura que se realizam mais obras na sede do Montepio, em Lisboa, com o intuito de instalar mais cofres, e é requerida a abertura de uma filial, no Porto.  
Banco Montepio

1974

Respira-se liberdade.
No dia 25 de abril de 1974 o povo português saiu à rua para celebrar o “dia inicial inteiro e limpo” de Sophia. Durante o PREC, a Caixa Económica não é nacionalizada no processo, mas o Montepio passa a ser gerido por uma Comissão Administrativa nomeada pelo governo.
Banco Montepio

1986

Abrem-se as portas da Europa
A 1 de janeiro, Portugal e Espanha tornam-se membros da CEE. Por cá, o Montepio já refletia os valores europeus e já havia lançado a primeira rede nacional de máquinas automáticas de transferência de fundos (ATM), a Chave24. E, em 1986, concretiza-se a participação financeira do Montepio na Lusitania, que perdura até aos dias de hoje.
Banco Montepio

2002

Entrada em circulação do Euro.
A moeda única começa a circular em Portugal no primeiro dia do ano. Timor-Leste torna-se independente a 22 de maio. Por cá, o Montepio abre 11 novos balcões e aumenta a sua rede para um total de 286.
Banco Montepio

2023

No presente, com os olhos postos no futuro.
Vivemos tempos desafiantes e que exigem o melhor de nós. Os conflitos e alterações climáticas são desafios do presente, com um largo impacto no futuro. O Banco Montepio promete fazer o que fez ao longo destes anos: estar ao lado dos portugueses, aliando a tradição e a inovação, reafirmando os compromissos com a responsabilidade social e a sustentabilidade.

O caminho que já fizemos reflete quem somos hoje.

Hoje como ontem, continuaremos a olhar para o futuro. Porque há muito mais história por fazer. Obrigada a todos aqueles que fizeram e fazem parte do Banco Montepio.